BENEFÍCIOS DO CRANBERRY

Rica em fibras (pectina), ácidos (acético, ascórbico, cáprico, málico, valeriânico, cítrico), antioxidante (flavonóides), sais minerais(magnésio, ferro, cálcio e selênio). Combate infecções urinárias e arteriosclerose.
Um trabalho da Cochrane Collaboration, rede dedicada à revisão de estudos na área da saúde, divulgado pela Universidade de Harvard, avaliou 10 pesquisas sobre o tema, com mais de mil participantes. Esse trabalho concluiu que o suco da fruta poderia diminuir a quantidade de infecções do trato urinário principalmente em mulheres reincidentes. No entanto, o trabalho não concluiu qual seria a dosagem de suco necessária.


Apesar dos indícios sobre os benefícios da cranberry serem bastante conhecidos e divulgados, Ricardo Able, coordenador do departamento de urologia feminina da Sociedade Brasileira de Urologia, afirma que os estudos não são conclusivos. "Nada substitui o tratamento das infecções urinárias com antibióticos", afirma. Além disso, ele diz que o consumo do suco de cranberry merece cuidado. "Se tomado em excesso, pode provocar desarranjos intestinais. Além disso, deve ser evitado por diabéticos, devido à frutose, e por quem toma remédios anticoagulantes, que podem interagir com substâncias presentes na fruta", diz.

Já para o urologista Cristiano Gomes, do Núcleo de Estudos Avançados de Urologia do Hospital Sírio-Libanês, em forma de suco ou tablete, a cranberry pode ser uma alternativa natural ao tratamento de mulheres com infecções reincidentes. "Uma em cada quatro mulheres tem infecção urinária, sendo que muitas chegam a ter o problema três vezes por ano", diz. Nesses casos, explica o médico, a fruta poderia ser um coadjuvante do tratamento com antibióticos. Gomes alerta, porém, que é necessário realizar uma avaliação prévia da paciente. "É preciso, primeiramente, afastar a hipótese de problemas como cálculo ou outras doenças mais graves", diz.

Outras duas propriedades medicinais do cranberry vêm merecendo atenção dos pesquisadores. "A fruta é rica em flavonóides, uma substância antioxidante que freia as células cancerosas", diz o fitoterapeuta carioca Alex Botsaris. Na Universidade de Western Ontario, nos Estados Unidos, estudos demonstraram que o consumo de subprodutos da fruta pode inibir tumores de mama em animais. Já uma pesquisa inglesa constatou que o poder antioxidante do cranberry também é capaz de despencar os níveis do mau colesterol no sangue, sendo mais um instrumento para prevenir doenças como a arterosclerose.

Comentários

  1. O Prevecist é um medicamento Português à base de Cranberry e outros 2 componentes para prevenir as Infecções do Tracto Urinário... (,")

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    O Prevecist é mesmo único porque para além do Cranberry que vai atrofiar os filamentos da bactéria impedindo que esta se agarre às mucosas do tracto urinário, tem ainda Lactoferrina que aumenta a protecção imunitária porque cria um ambiente desfavorável à multiplicação de bactérias patogénicas e tem ainda prébióticos ( fruto-oligossacáridos) que vão regular e equilibrar a flora intestinal que é onde estão as bactérias que causam a infecção.

    Para todas as mulheres que sofrem de infecções do tracto urinário a melhor indicação é Prevecist pelo menos 3 meses 2 saquetas por dia (12 em 12 horas). Quando queremos resolver um problema atemos que escolher o melhor independentemente do preço.

    Espero ter ajudado.

    beijinhos

    ResponderExcluir

Postar um comentário