ORIGEM DA AMORA



Nome Científico: ( Rubus fruticosus).

Origem: ÁSIA NORTE OCIDENTAL, EUROPA, AMERICA DO NORTE E AMERICA DO SUL.

Esta é uma fruta de origem asiática que se adaptou muito bem no Brasil. Assim como tantas outras. Ela rodou o mundo (veja matéria de abertura em CULINÁRIA). Para se ter uma idéia do interesse dos grandes fazedores de história não só de descobrir terras, mas também de intercambiar condimentos, ervas, frutas, plantas de um modo geral; veja o exemplo da Amora: Nasceu na terra de Ghandi, foi para o continente europeu no século XVII, depois aportou no Brasil e talvez, quem sabe, pelas Américas. No Brasil, ela ficou restrita aos quintais domésticos, não houve interesse em cultivá-la em alta escala, em comercializá-la. Talvez por ser uma fruta sensível, de modo delicado em conservá-la.


Existe tipos diferentes, como também na coloração: a vermelha, a branca e a negra. Quanto às espécies, encontramos diversas: em Cocais cultivamos a vermelha, que cresce em qualquer lugar e nasce espontaneamente. Existe outra conhecida por aqui como "amora silvestre" ou "amora de barranco".

A branca só é utilizado por passarinhos. Existe também uma versão tipo trepadeira, da qual falaremos adiante. A mais doméstica é a vermelha; uma árvore espaçosa com seus galhos, se deixá-la livre atinge uma altura em torno de 10 metros de altura. Altura essa que dificulta a "panha", mas vira um belo jardim para os passarinhos: é uma algazarra total, prazeroso de assistir. Os próprios pássaros se encarregam de disseminar sua proliferação.

É uma fruta doce com pouca acidez, saborosa e medicinal: ela é rica em vitamina A e C. Age como adstringente natural, alivia a diarréia, cada 100 gramas contém 61 calorias. Muito usada popularmente como repositor hormonal, mas atenção, o ministério adverte para não deixar de manter contato com seu médico, acredito que deve ajudar: o chá de sua folha também é usado.

Comentários