BENEFÍCIOS DA ACEROLA

VALOR NUTRICIONAL

A acerola esconde, em seus 40 gramas de massa suculenta, inúmeros nutrientes. Além de flavonoides, vitaminas A, B1 e B6 ela também apresenta minerais como fósforo, ferro, potássio, magnésio e cálcio.

Outro famoso componente da acerola é o carotenoide, substância responsável pela cor vermelha da fruta, e mais, considerada antioxidante, o que indica que auxilia na prevenção do envelhecimento precoce das células.

Mas seus componentes benéficos não param por aí. A acerola é a fruta que apresenta o maior teor de vitamina C.


Algumas variedades desta fruta alcançam até 5.000 ml de vitamina C por 100 g de polpa. Ainda dentro das estatísticas, a acerola possui 100 vezes mais vitamina C do que o limão, 20 vezes mais do que a goiaba e 10 vezes mais do que o caju ou a amora.

Em outras palavras, consumir 3 a 4 frutinhas destas pode suprir a necessidade diária de vitamina C de um adulto.

Vale ressaltar que quanto mais verde for a fruta, mais vitamina C oferecerá, logo uma fruta verde escura apresentará 90% mais de vitamina C e 50% menos de açúcares.

Ainda, se compararmos a acerola e a laranja, descobriremos algo interessante. A acerola possui mais vitamina A do que a laranja.

Esta vitamina é responsável por prevenir doenças como a cegueira noturna. A quantidade diária recomendada de vitamina A é de 900 microgramas para homens e 700 para mulheres.

Neste sentido, enquanto a laranja nos oferece 20 microgramas dessa vitamina a acerola surge como a campeã em teores, apresentando 76 microgramas.

os-incriveis-beneficios-da-acerola.2
A acerola é a fruta que apresenta o maior teor de vitamina C.

Mas como tudo isso influencia nas propriedades da fruta? Vejamos.

PROPRIEDADES DA ACEROLA
– Por ser a fruta com maior teor em vitamina C, a acerola apresenta propriedades antioxidantes além de estimular a síntese de colágeno, componente fundamental para manter a saúde dos ossos e tecidos conectivos.

– Também combate à fadiga, esgotamento nervoso e estresse, além de contar com propriedades anti-infecciosas, que ajudam a estimular as defesas do organismo.

– Devido a sua riqueza em minerais a acerola é um bom remineralizante, sua alta concentração em flavonoides e antocianinas lhe conferem propriedades antioxidantes, tornando-a eficaz na prevenção de doenças como o câncer e cardíacas.



– Também é indicada para auxiliar em casos de afecções pulmonares, tratamento de disenterias, cicatrização de feridas, gripes, hemorragias nasais e gengivais, dores musculares, reumatismo, anemia, doenças do fígado e dietas para pessoas em recuperação de desgastes físicos ou desnutridas, dentre outras.

UM CAFÉ DA MANHÃ ENERGÉTICO E SAUDÁVEL
Com a acerola é possível preparar um café da manhã energético e saudável, ideal para adultos, crianças e muito indicado para pessoas em estado de recuperação de traumas, cirurgias, etc, por seus nutrientes benéficos.

Existem várias maneiras de consumir a fruta, a mais popular é preparando o suco de acerola, uma receita muito fácil.

Para isso só precisaremos de:

1 copo de acerolas lavadas (250 ml);

1 copo de água (250 ml) bem gelada;

2 colheres de algum adoçante de sua preferencia (opte por adoçantes naturais).

Preparo

Bata a acerola com água em um liquidificador até que a polpa se solte da semente (menos de 1 minuto), coe o suco.

Volte ao liquidificador com o suco, adicione o adoçante de sua preferencia e bata por mais dois minutos.

Apenas lembre-se que o suco deve ser consumido imediatamente, pois uma vez armazenado perde todas as suas propriedades.

os-incriveis-beneficios-da-acerola
O suco de acerola deve ser consumido imediatamente, pois uma vez armazenado perde todas as suas propriedades.

Caso prefira uma receita diferente, anote-a:

– 1 iogurte natural desnatado;

– 1 colher de chá de mel;

– 6 morangos;

– 3 colheres de chá de flocos de aveia;

– 2 nozes picadas;

– 2 colheres de pó de acerola ou 10 – 12 frutas frescas.

Preparo

Misture o mel, a acerola (ou o pó) e o iogurte até que a mistura se torne suave e homogênea. Adicione os flocos de aveia, os morangos limpos e lavados em pedacinhos e as nozes descascadas.

A acerola pode ser encontrada em polpa ou em pó, por ser um fruto muito sensível ao calor requer grandes cuidados de manuseio e armazenamento. Mas para aproveitar de todos os seus benefícios, nada melhor do que o fruto fresco.

Caso você viva em algum lugar onde seja possível realizar o plantio, sem dúvidas será uma melhor opção. Plantar a acerola pode ser uma tarefa mais simples do que parece. Veja um pouco mais sobre o assunto:



CONTRAINDICAÇÕES


O consumo de acerola geralmente não aparece associado a grandes problemas, mesmo que por vezes possa apresentar efeitos secundários leves, como náuseas, cólicas estomacais, diarreia, sonolência ou insônia.

Mas vale ressaltar que a acerola pode causar problemas se consumida por pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes.

O melhor é diminuir ou evitar seu consumo em períodos de gravidez ou lactação, pois seus efeitos sobre o desenvolvimento do feto são desconhecidos.

O mesmo cuidado é válido em casos de cálculos renais, doença renal ou gota.

Comentários