FRUTITERAPIA

Ao falarmos sobre as frutas, não podemos nos esquecer que o Brasil é um país que possui uma rica produção frutífera. Com isso, é muito importante saber aproveitar o que a mãe natureza nos ofereceu de uma maneira positiva. Segue abaixo umas dicas para você saber utilizar o poder medicinal que as frutas trazem.


- Abacate: Originário do México, mas aclimatado no Brasil, o abacate é um alimento muito importante para a nossa saúde. Ele auxilia o organismo a saciar a fome e proporciona uma nutrição excelente para nossos corpos. Ele ajuda o organismo a combater desordens gástricas, as perturbações digestivas, a hidratar a pele, e ainda age contra o reumatismo e a gota. Só preste atenção que esta fruta possui alto teor calórico.

- Abacaxi: O abacaxi é uma excelente fruta nacional. Ele possui enzimas que são muito boas para a digestão, além de ajudar a expelir secreções de muco que são produzidas durante gripes, pneumonias e outras doenças respiratórias. Por ele ser ácido, há pessoas que o consideram prejudicial ao estômago. Entretanto, quando utilizado de maneira correta, sem exageros, ele pode ser muito benéfico para sua saúde.

- Banana: Originária da Ásia meridional, esta fruta difundiu-se para a África e América. É uma fruta deliciosa, nutritiva e medicinal. A Banana é um bom remédio para as enfermidades do intestino. Ela é ligeiramente diurética e laxativa. Existem especialistas que ainda afirmam que a banana é um excelente antidepressivo. Para mulheres que sofrem de cólicas pré-menstruais, a banana auxilia a combater essas dores e câimbras musculares também.

- Caqui: Esta fruta originária do Japão, Coréia e China, é uma boa pedida para as crianças, já que é bem docinha, e age como estimulante ao apetite. Esta fruta pode ser também uma boa pedida para aqueles que têm problemas no fígado, os que estão desnutridos ou com anemia. É uma fruta para ser comida madura,

- Cereja: Essas frutinhas avermelhadas e pequenas são muito benéficas para o nosso organismo. Muito utilizada nas festas de fim de ano, ela é muito importante, pois neutraliza os ácidos em nosso sangue. O suco da cereja é bom ainda para aqueles que estão febris. Isso porque possui propriedades diuréticas.

- Fruta-de-conde: A fruta madura é recomendada para as pessoas desnutridas e anêmicas. Ela é rica em vitamina C e ferro. Suas folhas são boas para diminuir câimbras e espasmos musculares.
- Goiaba: Uma fruta brasileira, de grande valor nutritivo. Contem alto teor de vitamina C, B1, B2, cálcio, fósforo e ferro. Ela é altamente recomendada para a cura da diarréia, e para o tratamento das indigestões.

- Laranja: É uma fruta que tem grande procura no Brasil. O seu suco auxilia no tratamento de várias doenças. Ela estimula o paladar, acalma a sede, e favorece o bom trabalho do sistema digestivo, devido aos seus ácidos. Além disso, ela também tem ação depurativa no sangue, é eficiente ao tratamento de artrite, é calmante para o sistema nervoso e é especialmente benéfica em casos de gripes, resfriados e febres.

- Limão: É uma fruta ácida. Ela tem grande valor na aplicação na cozinha. Esta fruta pode ser utilizada para o combate de febres, para auxiliar o sistema diurético, para fortalecer articulações, prevenir a gripe e até mesmo indica-se o seu uso para auxiliar contra as doenças do coração.
- Maçã: Fruta suavemente ácida e relativamente doce. Age com um depurativo no sangue, eliminando detritos do organismo. Quando crua ou assada, age na área peitoral, eliminando catarros e facilitando a respiração. Fruta também que auxilia na cura de infecções da garganta e combate a calos nas cordas vocais.

- Mamão: Esta fruta é muito poderosa. Seus poderes nutritivos e medicinais são muito grandes. Saborosa e nutritiva, o mamão é uma fruta cicatrizante. Ajuda a cura das lesões gástricas. É também muito digestivo e diurético. Conhecido também como um vermífugo natural, o mamão limpa o estômago e ajuda no trabalho intestinal.

- Maracujá: Os diversos maracujás existentes podem ser saboreados ao natural. Seus nutrientes e poderes medicinais são diversos. Além de ter um efeito de calmante, o maracujá auxilia muito contra a Diabete. Sua casca é rica em uma substância chamada pectina e esta substância dificulta a absorção de carboidratos no sangue.

- Melancia: Com sabor adocicado, esta fruta tem alto poder diurético. Pelos seus efeitos, a melancia é altamente indicada para os tratamentos de combate ao reumatismo, e de obstruções renais. Além desse efeito, seu líquido é excelente para "lavar" o estômago e o intestino, ajudando nos movimentos de digestão.

- Pêra: A pereira se aclimatou bem nos Estados do sul do país. Primeiramente, esta fruta é muito indicada para o tratamento de hipertensão arterial, pois ela purifica o sangue e o organismo, exercendo uma grande ação diurética. Por seu alto teor de açúcar, sais minerais e vitaminas, ela deve ser consumida preferencialmente ao natural, para que os mesmos ajam diretamente em seu corpo.

- Uva: Esta é uma das frutas mais apreciadas pelo homem. Através de seu suco, inúmeras bebidas são extraídas da mesma. Por sua água e pelo potássio, a uva ativa o rim de maneira positiva aumentando a diurese. A uva também age como um refrescante peitoral, como calmante, purificador do sangue e ainda tonifica o organismo.

De todos os alimentos, as frutas são muito saborosas, possuem um aroma muito agradável para o ser humano, e agem de uma maneira positiva em relação ao nosso organismo. No mundo atual em que vivemos, as indústrias crescem de maneira rápida e várias doenças se multiplicam. Entretanto, é muito importante lembrar que a natureza nos ajuda sempre. Por isso, vamos aproveitar estes benefícios que ela nos oferece de maneira natural e sem tentarmos modificá-las.

Fonte: Ana Maria Braga Canais de Saúde

Comentários